quinta-feira, agosto 25, 2005

 

Já não há respeito

Roupas reduzidas perturbam missas. Os padres da região preocupam-se com o respeito nas igrejas - lê-se em «O Mirante».

Em terras da diocese de Fátima/Leiria que ainda não se chamava assim, andou a Virgem bem ataviada a poisar nas azinheiras e a pregar aos rudes pastorinhos as virtudes da modéstia no trajar e as vantagens do terço na conversão da Rússia.

Pediu a divina criatura que não ofendessem Deus - que tem mau humor, o que João César das Neves confirma -, que não ferissem o pudor nem faltassem à compostura que os sacros lugares exigem.

Tantos terços depois, inúmeras novenas, rores de padre-nossos e ave-marias, aparecem mulheres em trajos reduzidos a ofender a Deus, atiçar os homens e deixar os padres à beira de um ataque de nervos, que outros nervos a idade levou.

Lá de cima, o Padre Eterno olha de soslaio o decote atrevido, roboriza-se com as coxas bem torneadas, excita-se com a anatomia desnuda, solta imprecações perante o biquini reduzido, a transparência da seda e o linho que percorre o corpo feminino.

Não é por ele, que tudo vê, cujo olhar torna transparente a burka e o hábito da freira, o capote alentejano e a batina do prior. É pelos homens que se distraem dos deveres pios em doces lucubrações, que enjeitam a elevação do santíssimo por um olhar lúbrico, que esquecem o martírio do seu Deus enlevados no prazer dos sentidos.

O P.e Ricardo Mónica conduzia o terço na capelinha das aparições e deparou-se, quiçá entre o terceiro e o quarto mistérios, com duas jovens de biquini, com um páreo sobre as pernas, que é mais o que mostra do que o que esconde. Até podia enganar-se no número de ave-marias, saltar um mistério ou deixar cair o rosário.

Imagine o leitor o P.e José Cortes na consagração da hóstia e toca um telemóvel. Quem garante que a consagração fica bem feita, que o milagre da transubstanciação acontece ou que apenas se mantém vinho e pão?

Tem razão o reverendo António José Santos, o mais antigo da diocese de Santarém: «é a banalização da fé, dos valores e do respeito...». Deus não pode ser assim ofendido, ele que teve tanto cuidado com Adão e Eva que, depois de descobrirem o que podiam fazer juntos, perderam a inocência e Deus reservou-lhes folhas de parra, a primeira tentativa de cobrir as partes pudendas que evoluiu a caminho da burka e do hábito das carmelitas.




<< Home

Google
 
Web www.ateismo.net


As opiniões expressas no Diário Ateísta são estritamente individuais e da exclusiva responsabilidade dos seus autores, e não representam necessariamente a generalidade dos ateus. Os artigos publicados estão sujeitos aos estatutos editoriais.
As hiperligações para sítios externos não constituem uma recomendação implícita. O ateismo.net não é responsável nem subscreve necessariamente, no todo ou em parte, a informação e opinião expressa nesses sítios web.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?