domingo, setembro 18, 2005

 

A versão do Vaticano

O Vaticano vai publicar brevemente um relato oficial dos últimos dias e horas de vida do Papa JP2, desde a sua hospitalização no hospital Gemeli, no final de Janeiro, até à sua morte, a 2 de Abril de 2005, no Vaticano ? informa hoje o «Público».

A «versão oficial» começou certamente a ser trabalhada antes da morte de JP2, mas os retoques que imprimam odor a santidade e aparentem alguma credibilidade estão a cargo de peritos da Cúria e terão de ser previamente submetidos à aprovação de B16.

Já é um dado adquirido que do relato vão constar como últimas palavras do Papa, mudo há algum tempo, as seguintes: «Deixem-me partir para a casa do Pai», pronunciadas em polaco, com óptima dicção e profundo conhecimento do caminho para casa.

O Vaticano tem uma experiência milenar em encenações e falsificações. A João Paulo I (crê-se que falecido sem ajuda de Deus) puseram-lhe um livro piedoso nas mãos. Um morto já não lê mas fica bem na fotografia fúnebre.

Quanto às palavras do mudo, daqui a alguns anos ninguém se lembra de que o Papa não falava e talvez já ninguém dê importância ao que um Papa diz.




<< Home

Google
 
Web www.ateismo.net


As opiniões expressas no Diário Ateísta são estritamente individuais e da exclusiva responsabilidade dos seus autores, e não representam necessariamente a generalidade dos ateus. Os artigos publicados estão sujeitos aos estatutos editoriais.
As hiperligações para sítios externos não constituem uma recomendação implícita. O ateismo.net não é responsável nem subscreve necessariamente, no todo ou em parte, a informação e opinião expressa nesses sítios web.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?