domingo, abril 09, 2006

 

A Espuma dos Dias

Elizabeth A. Castelli, professora de estudos religiosos no Barnard College e autora de «Martyrdom and Memory: Early Christian Culture-Making», analisa num artigo indispensável a conferência «Guerra aos Cristãos», organizada pela Vision America, uma organização que entre outras mui cristãs barbaridades, advoga pena de morte para abortistas, homossexuais e adúlteros.

O objectivo da dita conferência, realizada em Washington nos passados dias 27 e 28, consistia em «contribuir para uma genuína revitalização da fé cristã na América e na promoção de um adequada compreensão do papel da igreja na vida americana». Pelo teor da conferência dir-se-ia que este papel é um papel bélico porque um dos temas recorrentes foi a necessidade dos cristãos pegarem em armas para combater o demo e as suas muitas faces (que incluem os cristãos que não sentem o divino apelo às armas). Como bem evidenciado pelo grito de guerra de Ron Luce, o presidente e fundador da Teen Mania, uma organização revivalista cristã dirigida a instilar ódio aos infiéis nos jovens americanos. Inenarrante e cristãmente inspirado na Bíblia, mais concretamente em Juizes 19, o devoto ululou «Despedaçem a concubina*. Despedaçem a concubina. Despedaçem a concubina. Despedaçem a concubina.»

No artigo, demasiado extenso para comentar na sua totalidade pelo que recomendo vivamente a sua leitura, pode apreciar-se em todo o seu esplendor o ex-libris do cristianismo, a mania da vitimização e perseguição, nomeadamente na elevação a mártir de Tom «Chicote de Deus» DeLay, o antigo líder republicano do Congresso, grande promotor de uma «perspectiva bíblica» da política já que «Apenas o cristianismo permite uma forma de perceber as fronteiras morais e físicas» do «sentido da vida», que anunciou há dias a sua demissão do Congresso, depois de dois dos seus principais colaboradores se terem declarado culpados de várias acusações de corrupção no escândalo Jack Abramoff.

Como não podia deixar de ser um dos temas «quentes» duma conferência em que os pressupostos são que Deus deu os Estados Unidos aos cristãos para que estes aí estabelecessem uma nação baseada nos ditames da Bíblia, assentou nos malefícios da «cultura» e da «tolerância», ambas as palavras com uma conotação tão depreciativa que devem figurar proeminentemente no léxico do vernáculo fundamentalista cristão. Cultura e tolerância que afastam os Estados Unidos do seu grandioso destino porque para os devotos cristãos a crescente teocratização dos Estados Unidos é apenas um compromisso inaceitável já que o muro de separação igreja - estado ainda não ruiu completamente. E não podem existir compromissos quando a «verdade absoluta» e Deus são invocados.

A homossexualidade foi igualmente um tema que ocupou boa parte do tempo dos conferencistas, com leituras gráficas de sites homossexuais, uma abominação que a tal monstruosa «cultura» disfarça com termos como gay ou homossexuais e que Lou Sheldon da Traditional Values Coalition pretende ver substituidos por «sodomitas» e «os pervertidos».

Como termina Elizabeth Castelli o que ressalta desta conferência, um apelo explícito a um levantar de armas pelos cristãos numa guerra religiosa contra o Demo, personificado especialmente pelo sistema judicial norte-americano, é extremamente preocupante. Com o governo federal e muitos governos estaduais completamente dominados por teocratas, o único obstáculo à instalação da nação «bíblica» é o sistema judicial que mantém alguma independência, não obstante a cristianização recente do Supremo Tribunal. Parafraseando Castelli «Quando os poderosos pretendem ser impotentes e usam esta pretensão e um suposto mandado divino para autorizar um ataque sem tréguas a uma instituição política estamos certamente em terreno perigoso»

*Juizes 19:29 Quando chegou em casa, tomou um cutelo e, pegando na sua concubina, a dividiu, membro por membro, em doze pedaços, que ele enviou por todo o território de Israel.




<< Home

Google
 
Web www.ateismo.net


As opiniões expressas no Diário Ateísta são estritamente individuais e da exclusiva responsabilidade dos seus autores, e não representam necessariamente a generalidade dos ateus. Os artigos publicados estão sujeitos aos estatutos editoriais.
As hiperligações para sítios externos não constituem uma recomendação implícita. O ateismo.net não é responsável nem subscreve necessariamente, no todo ou em parte, a informação e opinião expressa nesses sítios web.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?