domingo, setembro 24, 2006

 

O que é ser Straight Edge



Straight edge, em português literalmente aresta ou limite direito, no sentido de «atitude recta», é um movimento de contra-cultura com origens no mundo da música punk, e tem como lema a expressão «poison free», livre de venenos.

Originalmente, fãs adolescentes de bandas punk podiam entrar em bares onde a entrada a menores era normalmente impedida se marcassem um «X» nas costas das mãos, indicando aos barmen que aquelas pessoas se encontravam lá pelos concertos e não para o consumo de álcool. Mas cedo adultos que faziam questão em mostrarem-se como abstémios passaram também eles a desenhar um xis nas mãos como afirmação.

Actualmente a expressão Straight Edge está associada a pessoas que abdicam totalmente de substâncias indutoras de alteração de estados mentais. Principalmente livres de álcool e drogas, lícitas ou ilícitas, como até, nalgumas das pessoas que assim se identificam com o movimento, de bebidas cafeinadas e fármacos que provocam alterações a nível neurológico. Ou seja, nem Aspirina nem Coca-Cola.

Tendo como interpretação da máxima do Straight Edge um estilo de vida de vida física e mentalmente limpo, certas atitudes são comummente encontradas dentre as pessoas que se identificam com o movimento, como a abstenção da promiscuidade sexual, do consumo de animais, ou duma religião organizada.

De facto, uma maioria dos seus adeptos é ateísta. Ainda que os preceitos do movimento sejam idênticos aos de algumas religiões, como o cristianismo, estar livre duma crença numa divindade superior ou numa estrutura dogmática religiosa é tido também como parte duma cultura de responsabilidade pelos seus próprios actos. E ainda no espírito do resultado duma mente aberta, rejeitam também o racismo e a homofobia.

Até hoje, um documentário da BBC Radio 1 sobre o movimento é considerado como o mais respeitado pela comunidade, e pode ser auscultado integralmente a partir da web na página Straight Edge Lifestyle.

Em Portugal não se encontra outra presença organizada de adeptos deste movimento que não um grupo do Hi5 dedicado ao Straight Edge onde abundam membros nacionais.




<< Home

Google
 
Web www.ateismo.net


As opiniões expressas no Diário Ateísta são estritamente individuais e da exclusiva responsabilidade dos seus autores, e não representam necessariamente a generalidade dos ateus. Os artigos publicados estão sujeitos aos estatutos editoriais.
As hiperligações para sítios externos não constituem uma recomendação implícita. O ateismo.net não é responsável nem subscreve necessariamente, no todo ou em parte, a informação e opinião expressa nesses sítios web.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?