quinta-feira, abril 12, 2007

 

Ratzinger contra Darwin

Num livro publicado ontem, Joseph Ratzinger afirma que «a teoria da evolução não está provada», porque «não pode ser testada em laboratório». O papa dos católicos, que aparentemente não é licenciado em biologia ou qualquer outra ciência da natureza, não explicou como é que as bactérias se tornaram resistentes aos antibióticos.

O novo livro, por enquanto apenas publicado em alemão, chama-se «Criação e Evolução» e inclui comentários feitos em Castel Gandolfo, em Setembro, para uma plateia constituida unicamente por crentes. Inclui também textos do cardeal Schönborn, que desde o início do actual papado tem pressionado Ratzinger para que tome posição pelo «desenho inteligente» (a ideia segundo a qual a massa só atrai a massa se houver uma «inteligência» a supervisionar a interacção gravítica).

Deve recordar-se que Karol Wojtyla tinha ideias razoavelmente claras sobre a teoria da evolução, que considerava que se aplicava a todos os animais à excepção do homem. O polaco Wojtyla achava que o ser humano só teria «dignidade» se não tivesse evoluído de outros animais, e defendia abertamente que a ciência deveria ser corrigida de forma a sustentar os preconceitos éticos da crença católica.

Etiquetas:





<< Home

Google
 
Web www.ateismo.net


As opiniões expressas no Diário Ateísta são estritamente individuais e da exclusiva responsabilidade dos seus autores, e não representam necessariamente a generalidade dos ateus. Os artigos publicados estão sujeitos aos estatutos editoriais.
As hiperligações para sítios externos não constituem uma recomendação implícita. O ateismo.net não é responsável nem subscreve necessariamente, no todo ou em parte, a informação e opinião expressa nesses sítios web.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?