quarta-feira, outubro 31, 2007

 

o ópio do povo

a Pew Global Attitudes Project fez sair recentemente um estudo onde, entre outras coisas, analisa uma eventual correlação entre religião e o PIB per capita. o gráfico em questão não deixa de ser curioso:



a medição de "religiosidade" varia numa escala de 0 a 3 (sendo 3 o nível mais religioso), com a pontuação atribuida da seguinte forma: 1 ponto se os inquiridos consideram que "a fé em deus é necessária para a moralidade", 1 ponto se os inquiridos consideram que "a religião é importante nas suas vidas", e 1 ponto se os inquiridos consideram que "rezam pelo menos uma vez por dia". os resultados aí estão para observar sem mais: nas nações mais pobres a religião mantém-se central na vida dos povos, enquanto que perspectivas mais seculares são comuns nas nações mais ricas.

note-se contudo que a correlação diz respeito a nações e não a indivíduos, i.e., não podemos do gráfico concluir que existe correlação entre um indivíduo ser pobre e ser muito religioso, ou ser rico e ser pouco. mas parece-me que a tendência indicada perspectiva um futuro auspicioso para todos!

(Esquerda Republicana / Diário Ateísta)




<< Home

Google
 
Web www.ateismo.net


As opiniões expressas no Diário Ateísta são estritamente individuais e da exclusiva responsabilidade dos seus autores, e não representam necessariamente a generalidade dos ateus. Os artigos publicados estão sujeitos aos estatutos editoriais.
As hiperligações para sítios externos não constituem uma recomendação implícita. O ateismo.net não é responsável nem subscreve necessariamente, no todo ou em parte, a informação e opinião expressa nesses sítios web.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?