sexta-feira, agosto 26, 2005

 

Bispo de Santiago del Estero resigna

O Vaticano aceitou com um comunicado breve, sem indicar razões, o pedido de resignação do bispo de Santiago del Estero, Argentina, Juan Maccarone. Mas na comunicação social abundam as notícias que dão conta da existência de uma gravação vídeo que explicita a natureza das relações mantidas pelo piedoso bispo de 64 anos com um jovem de 23 anos.

Claro que as autoridades eclesiásticas locais negam o facto e afirmam que a resignação se deveu a motivos de saúde. Desculpa piedosa em que os jornais locais não acreditam. Aliás referem que o bispo foi transferido da sua anterior diocese em Chascomús por razões semelhantes.

O mui devoto bispo teve recentemente intervenções impressionantes de fé e obediência aos dogmas católicos (para os outros), nomeadamente denunciando, em perfeita sintonia com o seu Papa, o «sincretismo religioso» e destacando-se em coerentes e acutilantes intervenções contra os que propõem «legislação frívola» para legalizar o abominável aborto. Claro que para o piedoso clérigo é irrelevante que, de acordo com um relatório da Human Rights Watch, 50% das gravidezes na Argentina sejam interrompidas, com riscos consideráveis para as mulheres que a tal são obrigadas, já que o aborto é ilegal. Coerente com os dogmas da religião que oficiou tantas décadas certamente que o clérigo perorava que sexo só com fins procriativos, contracepção e aborto são abominações contra as quais a Igreja Católica argentina se tem destacado. Nomeadamente o «mártir» Antonio Baseotto que justamente, segundo o Vaticano, sugeriu deitarem ao mar, com uma pedra amarrada ao pescoço, o ministro da Saúde, Ginés González, que considerava descriminalizar e permitir o aborto em hospitais públicos.

Estranhamente, tal como no resto no Mundo parece que os clérigos argentinos que tanto se preocupam com a sexualidade alheia, que tanto execram a imoralidade reinante, apresentam perturbantes desvios aos dogmas que querem impor aos restantes. Assim, a resignação de um dignitário católico por... motivos de saúde... não é inédita na Argentina que já tinha sido presenteada em 2002 pela resignação de outro grande paladino de óvulos e espermatozóides, o arcebispo Edgardo Gabriel Storni que resignou sob um manto de inúmeras acusações de abuso sexual de menores, inclusive a seminaristas. Parece que muitos mais membros da delegação local da ICAR estão sob investigação após acusações de pedofilia.

Pessoalmente considero que a sexualidade de cada um, desde que praticada com adultos consensuais, é algo do foro pessoal e sobre a qual nunca considerei fazer juízos de valor. Mas surpreende-me sempre pela negativa e sempre o denunciarei o empenho da Igreja Católica em determinar a sexualidade de outrem, a veemência das campanhas pela abstinência e contra o preservativo, exortando à virgindade ad aeternum mesmo em países devastados pela SIDA, quando em casa própria a única preocupação é esconder os resultados dos seus dogmas contra natura!




<< Home

Google
 
Web www.ateismo.net


As opiniões expressas no Diário Ateísta são estritamente individuais e da exclusiva responsabilidade dos seus autores, e não representam necessariamente a generalidade dos ateus. Os artigos publicados estão sujeitos aos estatutos editoriais.
As hiperligações para sítios externos não constituem uma recomendação implícita. O ateismo.net não é responsável nem subscreve necessariamente, no todo ou em parte, a informação e opinião expressa nesses sítios web.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?