sábado, abril 01, 2006

 

Madre Maria do Lado



De visita a uma pessoa amiga, internada nos Hospitais da Universidade de Coimbra, percorri hoje um vasto corredor até atingir o último quarto onde convalesce de uma intervenção cirúrgica.

Numa mesa, uma senhora de Fátima, com ar rural e um terço enrolado ao pescoço, em jeito de quem espera que a icem pelo crucifixo e a estrangulem, olhava indiferente as pessoas aflitas que procuravam familiares e amigos.

Em frente, dependurado na parede, um molde, em barro, de um Cristo sofrido assustava as crianças. O rosto côncavo e a pintura a negro davam-lhe um ar sinistro e na cara tinha sinais de revolta de quem se sente exibido e explorado há dois mil anos.

Por trás do balcão que precede a sala de enfermagem um Cristo suplente vigiava as visitas pregado na cruz, incapaz de se soltar e de aliviar a coroa de espinhos.

Mas o que mais me surpreendeu foi a propaganda de Madre Maria do Lado, uma monja que ali foi parar à espera de orações e da promoção canónica que os milagres obrados lhe hão-de conceder.

O lema de vida da bem-aventurada, que continua morta desde 28 de Abril de 1631, foi «Louvar, Venerar e Exaltar o SS.mo Sacramento». Agora aguarda que os vivos metam uma cunha para que o Senhor Jesus a eleve a santa. Pobres crentes que não sabem que é o Papa que tem competência delegada para o fabrico de taumaturgos.

Aqui fica o verso e o reverso do santinho da Madre Maria do Lado. Os créus que nos visitam podem rezar a oração que ainda fala do Purgatório e contribuir para a obtenção de alguma Graça. O serviço que o Diário Ateísta presta é de graça.




<< Home

Google
 
Web www.ateismo.net


As opiniões expressas no Diário Ateísta são estritamente individuais e da exclusiva responsabilidade dos seus autores, e não representam necessariamente a generalidade dos ateus. Os artigos publicados estão sujeitos aos estatutos editoriais.
As hiperligações para sítios externos não constituem uma recomendação implícita. O ateismo.net não é responsável nem subscreve necessariamente, no todo ou em parte, a informação e opinião expressa nesses sítios web.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?