domingo, abril 02, 2006

 

Saúde pública ou moral mortal?

Um dos casos relatados por Michael Specter no já referido artigo na New Yorker tem a ver com a guerra dos teocratas contra algumas vacinas críticas, especificamente em relação à vacina contra o Human papillomavirus ou HPV. A vacina, recentemente desenvolvida nos laboratórios Merck e GlaxoSmithKline, permite reduzir drasticamente os casos de cancro cervical, uma consequência desta doença sexualmente transmitida.

Os teocratas opõem-se a que esta vacina seja incluída no esquema de vacinações americano porque seria um incentivo para os jovens terem sexo.

«Os conservadores religiosos acreditam que o uso massivo da vacina HPV ou a existência de contracepção de emergência encoraja os adolescentes a desenvolverem um comportamento sexual inaceitável; alguns afirmaram que teriam a mesma oposição em relação a uma vacina contra a SIDA, se uma for descoberta. 'Temos de olhar atentamento para isso, afirmou Reginald Finger, um cristão evangélico que foi conselheiro médico da organização política conservadora Focus on the Family, 'Com qualquer vacina a desinibição [o termo médico para a ausência de medo] do HIV seria certamente um factor e é algo a que teremos de prestar atenção com uma dose muito grande de cuidado'. Fingers faz parte do Centers for Disease Control's Immunization Committee, que recomenda que vacinas devem ser disponibilizadas».

Ou seja, os teocratas preferem que as pessoas morram de cancro ou SIDA a disponibilizarem medicação que «encoraje» a sexualidade! E assim parece certo que a FDA, controlada por teocratas, não vai aprovar esta nova vacina porque, como o senador do Oklahoma Tom Coburn, um médico, indica «O sexo pré-marital é perigoso, mesmo mortal. Não o vamos encorajar vacinando miúdos de 10 anos para que eles pensem que estão seguros». Ou seja ainda, a saúde pública americana tornou-se estritamente um assunto de moral «cristã». Em que decisões de vida ou de morte são tomadas por piedosos fundamentalistas cristãos e não pelos odiados cientistas!




<< Home

Google
 
Web www.ateismo.net


As opiniões expressas no Diário Ateísta são estritamente individuais e da exclusiva responsabilidade dos seus autores, e não representam necessariamente a generalidade dos ateus. Os artigos publicados estão sujeitos aos estatutos editoriais.
As hiperligações para sítios externos não constituem uma recomendação implícita. O ateismo.net não é responsável nem subscreve necessariamente, no todo ou em parte, a informação e opinião expressa nesses sítios web.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?