quinta-feira, junho 08, 2006

 

Código da Vinci retirado na China

A distribuidora estatal China Film informou que o Governo chinês vai cancelar a exibição de «O Código da Vinci» a partir de amanhã, sexta-feira.

O filme estreou neste país, no meio de violentos protestos dos católicos locais, há 19 dias tendo sido exibido numa pré-estreia em Pequim quatro horas e meia antes de ser mostrado em Cannes. «A empresa decidiu exibir o filme simultaneamente nas grandes cidades do país, com mais de 380 cópias em 30 cadeias de cinemas», informou à data Xu Bing, porta-voz da China Film à agência Xinhua. E os chineses acorreram em massa às salas de cinema.

Segundo um comunicado da distribuidora enviado às 400 salas que exibem o filme, o cancelamento deve-se «à comemoração do 85º aniversário da criação do Partido Comunista da China» (a 1 de Julho), visando, ao mesmo tempo, favorecer «as películas nacionais».

Mas, como explica uma funcionária da China Film «O cancelamento só abrange o Da Vinci, não outras películas estrangeiras», nem sequer cancela a estreia prevista para sexta-feira do filme norte-americano «Ice Age II» (Idade do Gelo II).

Fontes do sector cinematográfico chinês disseram à Agência Efe que na realidade o cancelamento deve-se ao barulho armado pelos grupos católicos de algumas províncias chinesas, depois de a Associação Patriótica Católica ter convocado um boicote ao filme, que consideram imoral e ofensivo para a fé, como noticiou a agência de notícias governamental da China.




<< Home

Google
 
Web www.ateismo.net


As opiniões expressas no Diário Ateísta são estritamente individuais e da exclusiva responsabilidade dos seus autores, e não representam necessariamente a generalidade dos ateus. Os artigos publicados estão sujeitos aos estatutos editoriais.
As hiperligações para sítios externos não constituem uma recomendação implícita. O ateismo.net não é responsável nem subscreve necessariamente, no todo ou em parte, a informação e opinião expressa nesses sítios web.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?