domingo, junho 11, 2006

 

Left Behind: revelando o fundamentalismo cristão

Imagina: és um soldado de um grupo paramilitar cujo objectivo é transformar a América numa teocracia cristã e estabelecer a sua visão mundana do domínio de Cristo sobre todos os aspectos da vida. É-te fornecido armamento high-tech e és instruído para enfrentar os infiéis nas ruas de Nova Iorque. A tua missão - simultaneamente uma missão religiosa e uma missão militar - é converter ou matar católicos, judeus, muçulmanos, budistas, homossexuais, todos os que advoguem a separação do estado e da Igreja, especialmente cristãos moderados «de café». A tua missão é «conduzir guerra física e espiritual»; todos os que resistirem devem ser mortos.
Esta é a melhor descrição que encontrei do novo jogo cristão que, antes do lançamento, previsto para Novembro, destinado a ser uma apropriada prenda de Natal, está a fazer furor nos Estados Unidos, «Left Behind: Eternal Forces».

O jogo, de cujo grupo de «conselheiros» faz parte um dos colaboradores do pastor Rick Warren, da Purpose Driven Church, é baseado nos livros «Left Behind»- um fenómeno de vendas comparável ao «Código da Vinci» com mais de 65 milhões de cópias vendidas - cujos fans rábidos são pastores dominionistas e homofóbicos, como, p.e., James Dobson da Focus on the Family que doutrinam incontáveis militantes cristobots para os seus exércitos de Deus.

Aliás, os autores dos livros são, como não podia deixar de ser, rábidos fundamentalistas cristãos, em especial o pastor ultra-fundamentalista, criacionista puro e duro, Tim LaHaye - fundador da American Coalition for Traditional Values, da Coalition for Religious Freedom, da organização anti-feminista Concerned Women for America e do Institute for Creation Research . Jerry Jenkins, ligado ao Moody Bible Institute, é o co-autor da série.

Quer o jogo quer os filmes retratam bem os fundamentalistas evangélicos americanos e o seu desejo dominionista. Assim como retratam bem o alvo principal do respectivo ódio incontido, bem evidente em toda a série: a laicidade.

Mas os alvos habituais de todos os fundamentalistas cristãos, a ciência e os homossexuais, não são esquecidos. Nos livros o anti-Cristo tem nome, Nicolae Carpathia, um romeno que preside às Nações Unidas, que, num detalhe não despiciendo, foi concebido «artificialmente» a partir de material genético de homossexuais:

«O marido de Marilena, Sorin, e o seu amante homossexual, Baduna Marius, forneceram material genético para a concepção de Nicolae».

Isto é, o Anti-Cristo é um produto da ciência e de homossexuais.

Um dos braços direitos de Nicolae é um bispo americano pelo que não admira que os católicos sejam advertidos em relação aos livros, considerados anti-católicos. Aliás, LaHaye, segundo a Times um dos 25 pastores evangélicos mais influentes na América, tem um extenso historial de propaganda anti-católica (e anti-semita) que inclui ter suportado um grupo chamado Mission to Catholics. Um dos panfletos debitados pelo grupo asseverava que Paulo VI era «o arquipadre de Satã, um farsante, um anti-cristo».

Larry Eskridge do Institute for the Study of American Evangelicals, vai mais longe que a Times e chama a LaHaye «o mais influente evangélico americano dos últimos vinte e cinco anos». Na realidade, LaHaye foi decisivo na primeira eleição de Bush, sendo após uma reunião com o grupo Committee to Restore American Values, liderado por LaHaye, em que este questionou o empenho de Bush em transformar a América numa teocracia, que os teocratas americanos decidiram empenhar-se a fundo na eleição de Bush, sem quaisquer hipóteses de ganhar as eleições não fora este inestimável auxílio

Não deixa de ser curioso que a obsessão apocaliptica de LaHaye, traduzida na série «Left Behind», esteja centrada no Iraque e que LaHaye esteja convencido que o Armagedão será lançado do quartel-general do Anti-Cristo na Babilónia. De facto, desde 1970 que LaHaye prega que Saddam Hussein é um emissário do Demo. Em 1999, LaHaye escreveu que Saddam é «um servo de Satã», possuído por um demónio e que preparava a «vinda do Anti-Cristo». Discurso com semelhanças assustadores com o do «eixo do Mal» de G.W. Bush...




<< Home

Google
 
Web www.ateismo.net


As opiniões expressas no Diário Ateísta são estritamente individuais e da exclusiva responsabilidade dos seus autores, e não representam necessariamente a generalidade dos ateus. Os artigos publicados estão sujeitos aos estatutos editoriais.
As hiperligações para sítios externos não constituem uma recomendação implícita. O ateismo.net não é responsável nem subscreve necessariamente, no todo ou em parte, a informação e opinião expressa nesses sítios web.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?