quarta-feira, novembro 15, 2006

 

Vida para além da morte, mediunidades e outros disparates

A verdadeira face da suposta detective paranormal Sylvia Browne

James Randi denuncia Peter Popoff, um pastor evangélico que ganhava milhões de dólares com as aldrabices que supostamente «Deus» lhe confidenciava. Quase 10 anos depois de ter sido exposto como charlatão o devoto cristão está de volta em força...

Se há algo que me irrita são charlatães que exploram a ingenuidade e ignorância alheias como modo de vida. Explorem esses charlatães fraudes centenárias ou inventem novas fraudes. Isto é, sejam eles free lancers ou membros de uma igreja que encoraja a idolatria supersticiosa de «relíquias milagrosas» obviamente falsas, com o pretexto de que não há problemas morais «na continuação de um erro que foi transmitido em boa fé por muitos séculos», ou seja, de que não há qualquer imoralidade em encorajar a crença em fraudes centenárias!

Mas fico especialmente irritada quando esses ditos charlatães afirmam a alto e bom som que há «provas científicas» dos disparates que vendem aos mais incautos. Hoje refiro-me a Deepak Chopra, um dos gurus americanos da «espiritualidade» new age, que escreveu um conjunto de disparates agrupados num livro que dá pelo nome de «Life After Death: The Burden of Proof» em que Chopra afirma que «há conhecimento validado pela ciência» que permite provar como falsa a posição dos cientistas (uma óbvia contradição que passa ao lado do «iluminado» new ager) que sustentam serem matéria de fé, logo impossíveis de provar, todos os disparates sobre a vida para além da morte que abundam na maioria das mitologias.

A estrela das cretinices debitadas pelos especialistas do «sobrenatural» continua a mecânica quântica que se confirma exercer um fascínio especial em todos os charlatães! De facto, Chopra, numa prosa que considero uma elegia ao nonsense - como nonsense comparável ao melhor de Boris Vian - debita uma quantidade assombrosa de afirmações sobre assuntos dos quais obviamente não faz a mínima ideia o que sejam, por exemplo sobre aquilo a que chama «as unidades da Criação, como sejam quarks e a gravidade»! Mas os embevecidos seguidores do guru, tão ignorantes de quântica como o seu ídolo, afirmam na Amazon ser este livro o elo que faltava para reconciliar a física quântica com a crença na vida além da morte!

Estas e outras imbecilidades debitadas pelo especialista no paranormal, que assevera ter a «ciência» comprovado os dislates que reuniu no livro, são demolidas num post imperdível no meu blog de ciência favorito, o Pharyngula. Simplesmente a não perder!




<< Home

Google
 
Web www.ateismo.net


As opiniões expressas no Diário Ateísta são estritamente individuais e da exclusiva responsabilidade dos seus autores, e não representam necessariamente a generalidade dos ateus. Os artigos publicados estão sujeitos aos estatutos editoriais.
As hiperligações para sítios externos não constituem uma recomendação implícita. O ateismo.net não é responsável nem subscreve necessariamente, no todo ou em parte, a informação e opinião expressa nesses sítios web.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?