domingo, dezembro 31, 2006

 

Guerra no reino de Preste João - II





No último dia do ano o corno de África volta a ser tema da prosa europeia, desta vez e infelizmente por ser palco de um conflito sangrento - que se prevê escalar agora que a al-Qaeda, pela voz de Ayman al-Zawahri, apelou a todos os muçulmanos para lutarem contra os «infiéis e cruzados» - e cuja génese podemos configurar no interesse europeu nas terras «das gentes de rostos queimados», Etiópia, a designação indistinta com que os gregos, nomeadamente Heródoto, identificavam genericamente toda a África Oriental situada ao sul do Egipto.

O catalizador último dos acontecimentos actuais remonta a 1935, data em que a Itália, então sob os ímpetos expansionistas de Mussolini - ímpetos que tinham a bênção do Vaticano - invadiu a Etiópia e forçou o negus ao exílio. Este país, que tinha resistido à invasão árabe no século VII, à chegada de missionários católicos portugueses no século XV e à tentativa de colonização italiana no século XIX, foi assim ocupado pela primeira vez, pelas tropas fascistas entre 1936 a 1941, integrando a África Oriental Italiana.

De facto, após uma série de vicissitudes históricas, toda a zona que compreende actualmente a Etiópia e a Eritreia consolidou-se no século XIX numa única monarquia, sob o Imperador Menelik I, e em conjunto com a Libéria constituiam à data os únicos países livres do continente africano. A partir de 1870 a região passou a ser cobiçada pela Itália e em 1896, os italianos dominaram a parte oriental da região, estabelecendo a colónia da Eritreia - nomeada com base na designação latina do Mar Vermelho: Mare Erythraeum. No entanto, não conseguiram conquistar o que hoje é a Etiópia, tendo sido derrotados pelas forças do Imperador Menelik II na Batalha de Adwa, a primeira e talvez única vitória militar de uma nação africana sobre um colonizador europeu.

Mas a colonização italiana da Eritreia traduziu-se numa luta pela secessão a partir de 1952, data em que a ONU decide a reincorporação da Eritreia - desde 1941 um protectorado britânico - na Etiópia, numa federação sob a soberania da Coroa etíope. Em 1993, depois de vários anos de combate com o exército etíope, as forças independentistas estabeleceram a independência formal da Eritreia mas as disputas com a vizinha Etiópia não terminaram. No papel, a guerra entre ambos os países acabou em 2000 com o acordo de paz de Argel - que determinava ser missão da ONU patrulhar a fronteira e de um tribunal independente determinar e delinear a fronteira - mas a Etiópia não aceita a resolução de 2002 do Tribunal de Justiça International em Haia que decidiu pertencer à Eritreia a aldeia de Badme.

De igual forma, as relações com a vizinha Somália, que reivindica a província de Ogaden, são tensas praticamente desde a formação em 1960 deste último país - por união de dois protectorados coloniais, a Somalilândia italiana e a Somalilândia britânica - e culminaram nos recentes acontecimentos que têm rivalizado com a execução macabra de Saddam Hussein o protagonismo nos telejornais e nas primeiras páginas dos jornais um pouco por todo o Mundo.

(continua)




<< Home

Google
 
Web www.ateismo.net


As opiniões expressas no Diário Ateísta são estritamente individuais e da exclusiva responsabilidade dos seus autores, e não representam necessariamente a generalidade dos ateus. Os artigos publicados estão sujeitos aos estatutos editoriais.
As hiperligações para sítios externos não constituem uma recomendação implícita. O ateismo.net não é responsável nem subscreve necessariamente, no todo ou em parte, a informação e opinião expressa nesses sítios web.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?