sexta-feira, dezembro 29, 2006

 

O Natal e o comércio

O Natal está para os negócios como a Primavera para as sementeiras. É o tempo de arrotear e adubar os terrenos para semear a fé, a altura propícia para atrair indiferentes à recreação litúrgica e ao rebanho dos fiéis.

Sai uma missa cantada para o cavalheiro que troca a casa de alterne pela ida ao templo, uma confissão bem feita para a jovem que se excedeu nas carícias ao namorado com quem rompeu e exibe-se o presépio a quem desistiu da ida à discoteca.

Os padres não têm mãos a medir: remexem a vida íntima dos penitentes que ousam a confissão, abençoam os fracos que se ajoelham, borrifam de água benta os clientes que aturam a homilia e impregnam de incenso os que se demoram na igreja.

Não há tempo para o breviário, é altura de despachar as hóstias que criavam mofo, de animar os incautos a cantar hossanas ao patrão e dar o óbolo aos empregados, enquanto agitam o turíbulo e incitam os fregueses a atacar o cantochão.

O Natal é uma festa para todos. Das pastelarias saem bolos recheados de creme, das lojas embrulhos para todos os gostos e das igrejas bênçãos para todas as carências.

Na febre do consumo secam pias de água benta à entrada dos templos, esgotam as velas no supermercado, fazem fila os crédulos a caminho do confessionário, viajam de joelhos os beatos, em direcção ao altar, e até os padres fingem acreditar em Deus.

Passada a euforia, voltam os penitentes aos pecados do dia-a-dia, regressam os padres à ociosidade e ao breviário, encostam-se os bispos ao báculo com as orelhas debaixo da mitra e o Papa continua a uivar contra o preservativo e as uniões de facto, a vociferar contra os casamentos dos homossexuais e o divórcio e a querer queimar mulheres que interrompem a gravidez.

Depois do Natal, arrumam-se cálices e patenas, despejam-se turíbulos, põe-se naftalina nos paramentos, desmancham-se os presépios e guardam-se os animais na sacristia com o Menino, a Virgem, o acompanhante, os reis magos e os adereços que hão-de servir para o ano que vier.

Depois de empanturrarem os crentes no divino, os padres aguardam uma nova onda de piedade para voltar ao proselitismo. Mantêm os fregueses habituais que servem de lastro para aguentar abertos os templos.




<< Home

Google
 
Web www.ateismo.net


As opiniões expressas no Diário Ateísta são estritamente individuais e da exclusiva responsabilidade dos seus autores, e não representam necessariamente a generalidade dos ateus. Os artigos publicados estão sujeitos aos estatutos editoriais.
As hiperligações para sítios externos não constituem uma recomendação implícita. O ateismo.net não é responsável nem subscreve necessariamente, no todo ou em parte, a informação e opinião expressa nesses sítios web.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?