segunda-feira, janeiro 01, 2007

 

Em Malta o divórcio é proibido

Deus é um erro humano que o masoquismo de uns e o interesse de outros perpetuam.

O Deus católico, não desfazendo em Alá, é um polvo cujos braços são os bispos e as ventosas os padres. A cabeça do molusco está no Vaticano, garrida, com sapatinhos Prada, e as orelhas aconchegadas sob o camauro.

Como todos os moluscos, parece inofensivo e representa um perigo que urge esconjurar com o laicismo e a secularização da sociedade.

Pensam alguns cidadãos desatentos que o Vaticano, por ser um antro de apenas 44 hectares, é inofensivo. Não se dão conta dos tentáculos, não ponderam a força das ventosas, nem vêem no aspecto repulsivo do cefalópode o perigo que representa.

Muitos já esqueceram que, até Fevereiro de 1975, a Concordata impunha, em Portugal, a indissolubilidade do casamento católico. Foi preciso o 25 de Abril e a ameaça de Francisco Salgado Zenha, ministro da Justiça, para que as sotainas se vergassem ao poder democrático.

Poucos sabem ou se lembram da carta da Irmã Lúcia, reclusa das carmelitas, dirigida a Marcelo Caetano para proibir o divórcio nos casamentos civis, certamente por inspiração da Senhora de Fátima, que andava doida com a conversão da Rússia, e obcecada a promover o terço.

Quase todos se esquecem de João Paulo 2, uma espécie de mullah sorridente, a apelar aos advogados católicos para recusarem patrocinar acções de divórcio, alegando objecção de consciência.

Muitos ficarão atónitos sabendo que no dealbar deste ano de 2007 ainda há um país da União Europeia onde o divórcio é proibido. Chama-se Malta e a religião do Estado é o catolicismo. Os cônjuges que se separam não podem reconstituir a sua vida matrimonial de forma legal.

E de Roma, do bairro infecto onde se criam cardeais e santos, onde se obram milagres e decretam anos santos, vem a lepra da intolerância que impede quem teve um casamento falhado de celebrar outro.

Sob a violência das sotainas fenecem as liberdades cívicas, mas o Papa e os núncios são recebidos como pessoas de bem em países democráticos e organismos internacionais.

É preciso reduzir à esfera particular as religiões, proteger os crentes, que renunciem à fé, das perseguições eclesiásticas e impedir que a violência sobre os fregueses alastre aos agnósticos, ateus e avençados de outros credos.

É preciso salvar Malta das garras do Vaticano e da violência das sotainas.

Fonte: DN de 31-12-2006, site indisponível.




<< Home

Google
 
Web www.ateismo.net


As opiniões expressas no Diário Ateísta são estritamente individuais e da exclusiva responsabilidade dos seus autores, e não representam necessariamente a generalidade dos ateus. Os artigos publicados estão sujeitos aos estatutos editoriais.
As hiperligações para sítios externos não constituem uma recomendação implícita. O ateismo.net não é responsável nem subscreve necessariamente, no todo ou em parte, a informação e opinião expressa nesses sítios web.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?