segunda-feira, abril 09, 2007

 

O Patriarca Policarpo e a Páscoa

Durante a vigília pascal, na Sé de Lisboa, o Patriarca Policarpo atribuiu a Deus a fonte da vida - estranha linguagem exotérica que responsabiliza o mito pela existência. É natural que o vinho das celebrações litúrgicas e a noitada na Sé de Lisboa perturbem o discernimento, mas revela enorme ignorância sobre o processo da reprodução.

O Patriarca lembra ainda que «os que não têm fé vivem nas trevas», uma clara mentira. Uns vivem em Lisboa, outros em Évora, Coimbra, Braga ou noutro sítio qualquer. Nas trevas vivem analfabetos, crentes de várias devoções e clérigos de numerosas fés.

Depois da paixão - uma encenação litúrgica em diferido, todos os anos repetida -, veio a visita pascal que um santo de duvidosa conduta, Agostinho, chamou « a mãe de todas as vigílias», expressão que viria a ser usada por Saddam, em sentido bélico, antes da invasão do Iraque, com a célebre frase «a mãe de todas as batalhas».

Terminou a morte e a ressurreição de Cristo. Os adereços são guardados nas sacristias e, no próximo ano, repete-se a encenação para entreter os crentes e fingir que Deus existe.




<< Home

Google
 
Web www.ateismo.net


As opiniões expressas no Diário Ateísta são estritamente individuais e da exclusiva responsabilidade dos seus autores, e não representam necessariamente a generalidade dos ateus. Os artigos publicados estão sujeitos aos estatutos editoriais.
As hiperligações para sítios externos não constituem uma recomendação implícita. O ateismo.net não é responsável nem subscreve necessariamente, no todo ou em parte, a informação e opinião expressa nesses sítios web.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?