terça-feira, julho 10, 2007

 

Enviesamentos Cognitivos I - Sobrevivendo

Num mundo sem Deus, regulado pelas leis que conhecemos, seria de esperar o aparecimento da religião.
Afinal de contas, o homem é um animal que passou quase toda a sua história como caçador-recolector, e o seu cérebro funciona de tal forma que muitas vezes se engana ao analisar o mundo que o rodeia. São comuns vários enviesamentos cognitivos.

A razão pela qual tais envisamentos cognitivos ocorrem é muitas vezes explicada pela selecção natural, pela forma como o cérebro funciona, pela psicologia humana. Importa conhecê-los para que a nossa análise ao mundo que nos rodeia seja menos deturpada.

Nesta série de artigos falarei sobre a superstição, a negação, o pensamento veleitário, a ilusão de controlo, o efeito de rebanho, a percepção selectiva e o enviesamento confirmatório. Conhecendo estes enviesamentos cognitivos, é mais fácil compreender o fenómeno religioso.




<< Home

Google
 
Web www.ateismo.net


As opiniões expressas no Diário Ateísta são estritamente individuais e da exclusiva responsabilidade dos seus autores, e não representam necessariamente a generalidade dos ateus. Os artigos publicados estão sujeitos aos estatutos editoriais.
As hiperligações para sítios externos não constituem uma recomendação implícita. O ateismo.net não é responsável nem subscreve necessariamente, no todo ou em parte, a informação e opinião expressa nesses sítios web.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?