segunda-feira, agosto 20, 2007

 

Ateísmo na Blogosfera

  1. « A confusão entre as duas coisas parece aliás estar presente em algumas formas de pensamento e vivência religiosa: a ideia por vezes parece ser que a própria crença de que Deus existe torna real a sua existência, o que é um disparate infantil.»(«Verdade e crença: uma confusão filosófica comum», no De Rerum Natura)

  2. «Ehsan Jami, membro do PvdA (centro-esquerda) e Loubna Berrada do VVD (centro-direita), criaram o Comité Central para Ex-Muçulmanos como forma de defender os direitos dos apóstatas muçulmanos. Ehsan Jami foi alvo de agressões por parte de marroquinos e o seu objectivo é tornar a apostasia do islamismo tão aceitável quanto a do cristianismo.»Apoio aos apóstatas do islamismo», no Speakers Corner Liberal Social)


  3. «Segundo os estudos dos historiadores, o sistema de castas foi introduzido há cerca de 3000 anos quando raças arianas do norte impuseram às raças com peles mais escuras uma estratificação baseada na cor da pele e profissão. Um sacerdote chamado Manu escreveu em 200 a.C. um dos livros mais importantes do hinduísmo, registando as leis das castas como leis sagradas declaradas por Deus (As Leis de Manu), concedendo privilégios às castas dominantes com consentimento dos deuses. Assim as leis humanas tornaram-se palavra de Deus.
    O sacerdote supracitado justifica o sistema de castas colocando as questões retóricas: "Foi escrito por Deus, quem pode apagá-lo? Se não houver mais grande e pequeno como é que o sistema funciona?".»
    Foi escrito por Deus, quem pode apagá-lo?», no Crer Para Ver)

Etiquetas:





<< Home

Google
 
Web www.ateismo.net


As opiniões expressas no Diário Ateísta são estritamente individuais e da exclusiva responsabilidade dos seus autores, e não representam necessariamente a generalidade dos ateus. Os artigos publicados estão sujeitos aos estatutos editoriais.
As hiperligações para sítios externos não constituem uma recomendação implícita. O ateismo.net não é responsável nem subscreve necessariamente, no todo ou em parte, a informação e opinião expressa nesses sítios web.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?