segunda-feira, agosto 20, 2007

 

Festas religiosas

Na pacata vila amuralhada as ruas desertas voltaram ao bulício de outrora. Repicaram os sinos e, nas janelas de guilhotina, arejaram colchas durante as procissões.

As missas encheram a igreja e cinco padres reforçaram o arcipreste. Há muito que não se via tão elevada concentração de clero por hectare, quando já se temia a extinção. A fé andou à solta. À procissão das velas de sábado - serão beato para esticar as pernas - seguiu-se a procissão de domingo, depois da missa e do sermão em honra da Senhora das Neves, com ave-marias ditas e cantadas.

A abrir o espectáculo pio viajava Santo António com o menino ao colo, seguido de um S. José em mau estado de conservação. Os mordomos carregavam no dorso a estrela da Companhia - a Senhora das Neves -, pesada, bem vestida e mal encarada, mas quem vê caras não vê corações, diz o povo e é verdade. Cinco padres precediam o pálio de seis varas, um à frente e dois pares a seguir, formando uma quina paramentada.

O arcipreste viajava com a custódia nas mãos sob o pálio de seis varas empunhadas com garbo por devotos orgulhosos da tarefa. A banda atacava música sacra e alguns foguetes estalejavam. Para quebrar a monotonia ou para recuperarem o fôlego os músicos a quem destinaram os instrumentos de sopro, saíram umas orações para alimentar a fé.

Durante o passeio místico algumas pessoas foram destroçando e a procissão minguava de gente enquanto os padres, os carregadores dos três andores, os músicos e os mais devotos acompanharam à igreja matriz os adereços místicos e o clero.

Para o ano repete-se o número.




<< Home

Google
 
Web www.ateismo.net


As opiniões expressas no Diário Ateísta são estritamente individuais e da exclusiva responsabilidade dos seus autores, e não representam necessariamente a generalidade dos ateus. Os artigos publicados estão sujeitos aos estatutos editoriais.
As hiperligações para sítios externos não constituem uma recomendação implícita. O ateismo.net não é responsável nem subscreve necessariamente, no todo ou em parte, a informação e opinião expressa nesses sítios web.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?