sexta-feira, setembro 28, 2007

 

o programa dos seis passos

De Sam Harris no Washington Post

«Como acreditar em Deus. Seis passos fáceis

1. Você tem mesmo que querer acreditar em Deus
2. Compreensão que, acreditar em Deus na total ausência de evidência é particularmente nobre
3. Percepção que a capacidade humana de acreditar em Deus na ausência de evidência é em si próprio uma prova da existência de Deus.
4. Considerar que a procura de provas da existência de Deus é uma forma de tentação, doença mental ou corrupção do intelecto
5. Referir-se aos passos de 2 a 4 como «fé»
6. Voltar ao passo 2

Este é o estilo de movimento perpétuo que é a crença irracional, e conduz a uma diminuição da atenção e do contacto com a realidade.»

Para além da lógica irrepreensível de Sam fazer as delícias de qualquer pessoa com um córtice frontal desenvolvido, concordo ainda mais com outra brilhante argumento que ele defende.

Racionalidade é inata, e não escolhida. Isto sempre foi um problema para a religião. Composta basicamente por ideias ridículas e pressupostos fantasiosos, as religiões do mundo têm tentado circunvalar este facto, mas ao mesmo sem o poder negar. E o melhor mecanismo encontrado foi inventar a «fé». Fé permite uma pessoa pensar que mantêm padrões de racionalidade, quando na verdade está a aceitar premissas irracionais.

O pior é que as pessoas são levadas (quando não obrigadas) a acreditar piamente nestas «algemas mentais» pelas instituições religiosas, porque estas últimas sabem que, no momento em que o indivíduo consiga perceber este ciclo vicioso, liberta-se dele.

Tem sido assim há demasiado tempo, e esta impunidade tem de ser exposta e desafiada.


Para saber mais, visite o NOVA

Etiquetas:





<< Home

Google
 
Web www.ateismo.net


As opiniões expressas no Diário Ateísta são estritamente individuais e da exclusiva responsabilidade dos seus autores, e não representam necessariamente a generalidade dos ateus. Os artigos publicados estão sujeitos aos estatutos editoriais.
As hiperligações para sítios externos não constituem uma recomendação implícita. O ateismo.net não é responsável nem subscreve necessariamente, no todo ou em parte, a informação e opinião expressa nesses sítios web.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?