domingo, outubro 28, 2007
Beatificai-os também
E mais estes:- «[A guerra é] a Cruzada mais elevada que os séculos já viram (...) uma cruzada onde a intervenção divina a nosso favor é bem patente» (bispo de Pamplona);
- «A guerra é cem vezes mais importante e sagrada do que o foi a Reconquista» (bispo de Segóvia);
- «A guerra foi pedida pelo Sagrado Coração de Jesus que deu forças aos braços dos bravos soldados de Franco» (arcebispo de Valência);
- «A igreja, apesar do seu espírito de paz (...) não podia ficar indiferente na luta (...) Não havia em Espanha nenhum outro meio para reconquistar a a justiça e a paz e os bens que dela derivam que não fosse o Movimento Nacional» (carta pastoral dos bispos espanhóis);
- «[O General Franco] é o instrumento dos planos de Deus sobre a Terra» (cardeal Goma)
- «[A guerra é] uma luta entre a Espanha e a anti-Espanha, a religião e o ateísmo, a civilização cristã e a barbárie» (cardeal Goma);
- «Judeus e maçãos envenaram a alma nacional com ideias absurdas» (cardeal Goma);
- «Ninguém pode negar que o 'deus ex machina' de esta guerra foi o próprio Deus, a sua religião, os seus foros, a sua lei, a sua existência e a sua influência atávica na nossa história» (carta pastoral dos bispos espanhóis);
- «Os galantes mouros (...) embora tenham retalhado o meu corpo apenas ontem, merecem hoje a gratidão da minha alma, pois estão a combater pela Espanha contra os espanhóis... Quero dizer os maus espanhóis... Estão a dar a sua vida em defesa da sagrada religião espanhola, como prova a sua presença no campo de batalha, escoltando o Caudillo e amontoando santos medalhões e corações sagrados nos seus albornozes» (General Millan Astray, fundador da Legião Estrangeira);
- «Para milhões de espanhóis (...) o cristianismo e o fascismo misturaram-se e é impossível odiarem um sem odiarem o outro» (François Mauriac, em carta ao cunhado de Franco);
- «[A guerra é] um teste de força entre o comunismo judeu e a nossa tradicional civilização ocidental» (Hilaire Belloc);
- «Elevando a nossa alma a Deus, congratulamo-nos com Vossa Excelência pela vitória tão desejada da Espanha católica. Formulamos os nosso votos de que o vosso querido país, uma vez obtida a paz, retome com vigor acrescido as suas antigas tradições cristãs que lhe grangearam tanta grandeza. É animado por estes sentimentos que dirigimos a Vossa Excelência e a todo o nobre povo espanhol a Nossa benção apostólica» (Pio 12, papa da ICAR, em mensagem dirigida a Franco na véspera da conquista de Madrid).
[Diário Ateísta/Esquerda Republicana]segunda-feira, setembro 24, 2007
As vítimas
O estranho mundo das religiões (24/9/2007)
- Na Bélgica, os bispos católicos protestaram contra um anúncio televisivo que mostra um Jesus Cristo com aparência hippie a beber whiskey e a engatar mulheres numa discoteca. Parece que preferem que «Ele» seja mostrado como o chato rezingão e sem sentido de humor descrito na Bíblia. (Ver o vídeo.*)
- Na Espanha, os bispos de Valência querem que os católicos protestem contra uma exposição onde Jesus Cristo e Karol Wojtyla são alegadamente misturados com homossexuais. Se não é «gay» nem hetero, será que se pode representá-«Lo» como assexual?
- Nos EUA, os sikhs estão ofendidos porque um locutor de rádio comparou os seus turbantes a fraldas. E no entanto, os turbantes também têm uma função higiénica.
- No Reino Unido, um dentista do serviço nacional de saúde exigiu a uma paciente que usasse um véu islâmico. Caso contrário, disse ele, ela não receberia a assistência médica a que tinha direito. Demonstra-se mais uma vez que os franceses tiveram razão em proibir o uso do véu islâmico nos serviços públicos.
Etiquetas: Bélgica, Blasfémias, Espanha, EUA, Liberdade de expressão, Reino Unido
terça-feira, maio 08, 2007
Arcebispo de Pamplona diz que a extrema direita é «digna de consideração e apoio»
- «Hoje em Espanha há alguns partidos políticos que querem ser fiéis à doutrina social da Igreja na sua totalidade, como por exemplo a Comunhão Tradicionalista Católica, Alternativa Espanhola, Terço Católico de Acção Política, Falange Espanhola das JONS. Todos estes são partidos pouco tidos em consideração. Têm um valor de testemunho que pode justificar um voto. Não têm muitas probabilidades de influir de maneira efectiva na vida política, ainda que pudessem entrar em alianças importantes se conseguissem o apoio suficiente dos cidadãos católicos. Por isso não podem ser considerados como obrigatórios, mas sim como dignos de consideração e de apoio. Os grandes partidos, os que regem a vida social e política, são todos eles não confessionais, alguns radicalmente laicos e claramente laicistas.»
A Falange Espanhola das JONS é a herdeira da Falange (fascista) de Primo de Rivera; o Terço Católico de Acção Política quer fechar as clínicas de planeamento familiar e proibir as pessoas de «ostentarem a sua orientação sexual»; a Alternativa Espanhola acha que os conservadores do PP não respeitam a «lei natural» moral (seja lá isso o que for); finalmente, o outro grupúsculo clerical e extremista não o consegui encontrar...
O episcopado espanhol é muito mais conservador do que o português. Ainda quer voltar ao franquismo.
Etiquetas: Espanha, extrema direita, ICAR
quarta-feira, abril 11, 2007
Notícias diversas (11/4/2007)
- Extremistas paquistaneses sedeados numa mesquita de Islamabade limparam a capital de DVD´s e vídeos «imorais», depois de raptarem a dona de um bordel e intimarem barbeiros a não cortar a barba aos homens, e mulheres a não conduzirem carros. Estabeleceram também um tribunal para aplicar a chária. O governo iniciou negociações com os islamistas, e bloqueou a sua página na internete depois de estes emitirem uma «fatwa» contra uma ministra que abraçou um homem em público. Se o Paquistão deslizar para o islamismo, um novo mundo nos espera.
- A Comissão Europeia pedirá à Espanha que explique uma isenção fiscal de que goza a ICAR (em causa, um imposto municipal do qual as escolas, hospitais e emissoras de rádio da ICAR estão isentas). O mesmo se poderia pedir a Portugal.
Etiquetas: Espanha, Islamismo, Miscelânea
terça-feira, fevereiro 06, 2007
O riso perseguido
Etiquetas: Espanha, Liberdade de expressão
As opiniões expressas no Diário Ateísta são estritamente individuais e da exclusiva responsabilidade dos seus autores, e não representam necessariamente a generalidade dos ateus. Os artigos publicados estão sujeitos aos estatutos editoriais.
As hiperligações para sítios externos não constituem uma recomendação implícita. O ateismo.net não é responsável nem subscreve necessariamente, no todo ou em parte, a informação e opinião expressa nesses sítios web.





