quarta-feira, junho 08, 2005

 

Agnes de Deus



Morreu Anne Bancroft, a intratável Madre superiora no filme «Agnes de Deus», uma alegoria da disputa pela verdade entre a Ciência e a Fé, apresentada sob a forma de uma história de suspense, assassinato e paixão passada num convento isolado. Esta fabulosa adaptação do sucesso da Broadway por Norman Jewison conta ainda com as magistrais interpretações de Jane Fonda, no papel de uma psiquiatra e de Meg Tilly, uma simples (no sentido «Ratzingiano» do termo) freira. Jane Fonda, a Ciência, investiga se Meg Tilly tem condições psicológicas para ser submetida a julgamento pelo assassínio do seu filho recém-nascido. Filho que Anne Bancroft, a Fé, afirma concebido sem pecado.

Não é de estranhar que Agnes de Deus não figure na lista dos cinquenta melhores filmes católicos de sempre, eleitos pelo site norte-americano Cultura Católica. O que é francamente estranho é a presença de um filme do ateísta e homossexual assumido Pier Paolo Pasolini na lista, que dirigiu, entre outros filmes polémicos, «Saló ou Os 120 Dias de Sodoma». Ou um filme, «As vinhas da ira», que é adaptação de um livro de outro ateísta assumido, John Steinbeck. Esta escolha é especialmente estranha já que este e outros livros de Steinbeck, considerados blasfemos, foram censurados e banidos de vários liceus nos Estados Unidos.




<< Home

Google
 
Web www.ateismo.net


As opiniões expressas no Diário Ateísta são estritamente individuais e da exclusiva responsabilidade dos seus autores, e não representam necessariamente a generalidade dos ateus. Os artigos publicados estão sujeitos aos estatutos editoriais.
As hiperligações para sítios externos não constituem uma recomendação implícita. O ateismo.net não é responsável nem subscreve necessariamente, no todo ou em parte, a informação e opinião expressa nesses sítios web.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?