segunda-feira, junho 13, 2005

 

Brasil 1 x Itália 0

Apesar da ICAR ainda ser uma pedra no sapato do Estado brasileiro, lendo hoje o noticiário fiquei com a impressão de que nem estamos tão mal cá neste país tropical. Enquanto os italianos deram ouvidos à campanha do Papa para o não comparecimento às urnas no referendo que valida da lei da fecundação assistida, o governo brasileiro decidiu financiar estudos com células estaminais embrionárias. O ministro da saúde brasileiro afirmou hoje ao anunciar a decisão: «Respeito as convicções religiosas e ideológicas, mas elas não podem atrasar o avanço da ciência». O Congresso Nacional brasileiro conseguiu aprovar em março deste ano a Lei de biossegurança que liberou as pesquisas com células estaminais, apesar da forte campanha e do lobby de católicos e evangélicos.

Já na Itália, a lei aprovada em 2004 e agora validada pelo referendo é uma das mais restritivas e conservadoras da Europa: proíbe a doação de sêmen e óvulos a terceiros, a pesquisa com células estaminais, limita a três o número de embriões a serem fecundados pelo método assistido, proíbe exames clínicos que detectam doenças graves no embrião antes deste ser implantado no útero e, por fim, tornam os direitos do embrião iguais ao de uma pessoa nascida. Como menos de 50% dos italianos compareceram às urnas o referendo fica invalidado e a lei de 2004 automaticamente mantida.

Lamentável que os italianos tenham, ao que parece, aderido à campanha do boicote ao referendo promovida pela ICAR, pois além desta lei ser um atraso evidente para a ciência, tal campanha é um atentado contra um dos mais legítimos instrumentos do processo democrático.




<< Home

Google
 
Web www.ateismo.net


As opiniões expressas no Diário Ateísta são estritamente individuais e da exclusiva responsabilidade dos seus autores, e não representam necessariamente a generalidade dos ateus. Os artigos publicados estão sujeitos aos estatutos editoriais.
As hiperligações para sítios externos não constituem uma recomendação implícita. O ateismo.net não é responsável nem subscreve necessariamente, no todo ou em parte, a informação e opinião expressa nesses sítios web.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?