quinta-feira, setembro 22, 2005

 

Bispos espanhóis nervosos

Os bispos espanhóis ameaçam sair à rua (quem os impede?) se passar no Parlamento o projecto de lei Orgânica de Educação, já aprovado em Conselho de ministros, e que transfere o vínculo laboral dos professores de Religião para as respectivas Igrejas.

Claro que a Igreja Católica, habituada ao monopólio, é capaz de ser a única prejudicada. Mas com que direito pretende ensinar uma disciplina do seu exclusivo interesse, nomear as pessoas da sua inteira confiança e impor o ónus do pagamento a um Governo que não deixa de contestar?

A determinação de Zapatero de transformar a Espanha num país laico, como manda a Constituição, põe os bispos de cabeça perdida. O longo e pio consulado de Franco, as cedências dos primeiros governos do PSOE e a subserviência do avençado do Opus Dei, Aznar, fizeram os eminentes purpurados acreditar na eternidade... dos privilégios.

Julgavam a avença de direito divino e, afinal, basta um governo legitimado pelo povo para pôr as mitras em ebulição e as sotainas a rodopiar.




<< Home

Google
 
Web www.ateismo.net


As opiniões expressas no Diário Ateísta são estritamente individuais e da exclusiva responsabilidade dos seus autores, e não representam necessariamente a generalidade dos ateus. Os artigos publicados estão sujeitos aos estatutos editoriais.
As hiperligações para sítios externos não constituem uma recomendação implícita. O ateismo.net não é responsável nem subscreve necessariamente, no todo ou em parte, a informação e opinião expressa nesses sítios web.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?