quarta-feira, setembro 27, 2006

 

Cisão na ICAR

O arcebispo Emmanuel Milingo, famoso por se ter casado sem abandonar a ICAR, ordenou no domingo quatro bispos à revelia do Vaticano. Foi excomungado ontem.

Milingo, arcebispo de Lusaca, casara-se em 2001 com Maria Sung numa cerimónia religiosa da Igreja da Unificação (liderada pelo reverendo Moon). Posteriormente, perante o escândalo internacional, o cardeal Bertone trouxera-o de regresso ao celibato eclesiástico, destruindo a sua união matrimonial. No entanto, como o Diário Ateísta relatou, Milingo evadiu-se em Julho passado do convento onde o mantinham em reclusão há quatro anos, voltou à sua legítima esposa, e anunciou a intenção de reconciliar a ICAR com os padres casados.

Do ponto de vista dos regulamentos eclesiais, a situação é formalmente semelhante à ocorrida com o arcebispo Lefebvre: as ordenações episcopais feitas pelo arcebispo Milingo em Washington são ilegítimas, mas válidas. Portanto, temos a cisão que se previra aquando da ascensão ao papado do radical Ratzinger. Neste momento, muitos padres católicos, nomeadamente nos EUA, exercem o seu sacerdócio estando casados. Não é impossível que adiram a esta nova igreja que poderá conciliar o sacerdócio com uma vivência sexual e afectiva mais normal.




<< Home

Google
 
Web www.ateismo.net


As opiniões expressas no Diário Ateísta são estritamente individuais e da exclusiva responsabilidade dos seus autores, e não representam necessariamente a generalidade dos ateus. Os artigos publicados estão sujeitos aos estatutos editoriais.
As hiperligações para sítios externos não constituem uma recomendação implícita. O ateismo.net não é responsável nem subscreve necessariamente, no todo ou em parte, a informação e opinião expressa nesses sítios web.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?