quinta-feira, maio 31, 2007

 

O Papa e o proselitismo

O Papa adverte do risco de que Igreja «se encerre em si mesma» no Ocidente.

O que o Papa propõe não é o aprofundamento da fé dos católicos, é o proselitismo junto dos que se recusam a crença nos milagres que inventa, nos quartos que aluga no Paraíso e nas formas de pagamento.

O Papa é o monarca absoluto e vitalício, nomeado por um anacrónico e corrupto colégio eleitoral, que, após a saída do fumo branco, se torna infalível e adorado pela multidão de fiéis que logo se ajoelham. Se, em vez do Papa, fosse o padeiro a assomar à janela dos aposentos pontifícios, vestido de branco, com a tiara na cabeça, seria o mesmo delírio, a mesma euforia beata, igual irracionalidade a percorrer os convictos do costume.

O regedor do Vaticano não é o único fundamentalista, nem o último, mas é dos mais perigosos. Goza da categoria de chefe de Estado do bairro de 44 hectares que Mussolini lhe outorgou nos acordos de Latrão, tem um exército de sotainas e seitas motivadas para o martírio e arrasta a comunicação social e imensos recursos financeiros.

Cria santos, mártires e cardeais como nas Caldas da Rainha os oleiros fazem lembranças e tem perante a fé a mesma obsessão das multinacionais - o monopólio.

Não é a divulgação de preconceitos aos fiéis que assusta, é o espírito totalitário com que pretende impor a superstição a todos, moldar pessoas de acordo com o seu paradigma e erradicar do planeta os ateus, agnósticos, livres-pensadores e todos os concorrentes.

A laicidade do Estado é a única forma de pôr freio nos dentes à deriva totalitária que contamina os adoradores de Deus e impedir que o mundo se converta numa arena onde se digladiam os idólatras de mitos diferentes ou de diferentes concepções do mesmo.




<< Home

Google
 
Web www.ateismo.net


As opiniões expressas no Diário Ateísta são estritamente individuais e da exclusiva responsabilidade dos seus autores, e não representam necessariamente a generalidade dos ateus. Os artigos publicados estão sujeitos aos estatutos editoriais.
As hiperligações para sítios externos não constituem uma recomendação implícita. O ateismo.net não é responsável nem subscreve necessariamente, no todo ou em parte, a informação e opinião expressa nesses sítios web.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?