quinta-feira, outubro 25, 2007

 

Perpetuações

Noticia na agencia Lusa

«As cinco escolas privadas que alcançaram a média mais alta na primeira fase dos exames nacionais do ensino secundário são todas católicas, três delas ligadas à Opus Dei. Uma delas é o colégio Mira Rio, em Lisboa, que este ano ocupa a primeira posição na lista de escolas com melhor média. Em declarações à Lusa, Clara Ledo, directora do colégio, não tem dúvidas em afirmar que o programa de ensino e as actividades extracurriculares são tão importantes como «a formação espiritual e religiosa das alunas» (a escola é só para raparigas). A disciplina de Religião e Moral obrigatória desde o pré-escolar até ao 12º ano. No entanto, a frequência desta escola, com quase 30 anos de experiência, só parece ser acessível às bolsas mais recheadas, já que são cobrados cerca de 4.500 euros por ano [o bold é meu] o que dá um total de mais de 13 mil euros, no conjunto do secundário.

A filosofia de ensino, assente nos valores cristãos, domina igualmente nos colégios Cedros e Horizonte, ambos no distrito do Porto. Além de estarem todos no pódio, os três colégios têm em comum o facto de integrarem a cooperativa de ensino Fomento, gerida pela Opus Dei.
Na lista das melhores prestações nas provas deste ano, o colégio São João de Brito, em Lisboa, surge na quarta posição. A escola pertence à Companhia de Jesus e segundo o padre Amadeu Pinto, director da instituição, "as escolas confessionais são entidades com valores e alma que zelam por manter elevados os padrões de qualidade do ensino". Porém, também aqui a frequência do ensino diurno não está ao alcance de todas as famílias. No secundário, a propina mensal ultrapassa os 400 euros
[ibdem], um valor que não inclui a alimentação nem várias actividades»

Educação para as elites. Um «valor cristão» de grande nobreza, sem dúvida.

A mim preocupa-me esta perpetuação de poder. Mais, de um poder «oculto«, ligado a instituições obscuras que tem como missão «assegurar a missão evangelizadora da Igreja».

Só espero que as meninas não tenham de se submeter a mortificações corporais.

Ou se calhar os castigos são de outra natureza.

Etiquetas:





<< Home

Google
 
Web www.ateismo.net


As opiniões expressas no Diário Ateísta são estritamente individuais e da exclusiva responsabilidade dos seus autores, e não representam necessariamente a generalidade dos ateus. Os artigos publicados estão sujeitos aos estatutos editoriais.
As hiperligações para sítios externos não constituem uma recomendação implícita. O ateismo.net não é responsável nem subscreve necessariamente, no todo ou em parte, a informação e opinião expressa nesses sítios web.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?