terça-feira, novembro 20, 2007

 

Desenho Inteligente em tribunal

Em Dezembro de 2005, onze encarregados de educação em Dover, PA, colocaram em tribunal o Dover Area School District (o Agrupamento de Escolas da Área de Dover) devido a uma declaração que o Conselho Directivo da Escola de Dover exigia que fosse lido aos alunos do 9º ano na disciplina de ciência sempre que a teoria da evolução das espécies fosse ensinada.

Este caso é retratado numa sucessão de episódios magnificamente produzidos pela equipa NOVA, que é parte do canal PBS nos Estados Unidos (de salientar a magnifica cooperação deste projecto do Prof. Neil deGrasse Tyson)

São duas horas divididos por 12 episódios. Muito bem feito, muito fácil de ver e de elevadíssimo valor educativo.



ver o sítio do NOVA-PBS aqui

No programa não se entra em detalhe na decisão do Juiz, mas deixo aqui algumas das conclusões que se podem encontrar no documento final.

«Um aspecto importante do movimento de Desenho Inteligente [DI] é que é um argumento religioso. Dessa forma, pode-se constatar que os proponentes de DI defendem que o «desenhador» postulado pelo seu argumento é o Deus do Cristianismo (página 26).

As evidências apresentadas em tribunal demonstram que DI não é mais que outra forma de difundir criacionismo (página 31) e que DI é uma visão religiosa, e não uma teoria científica (página 43).

Fica declarado que apesar de os argumentos de DI possam ser verdadeiros, ID não é uma ciência. DI falha a três níveis, qualquer um deles só por si suficientes para determinar DI como não sendo ciência:
1. DI viola regras básicas de como ciência é feita, ao invocar e permitir uma causalidade sobrenatural
2. O argumento de complexidade irredutível que é central para o DI usa os mesmos princípios erróneos e ilógicos do criacionismo dos anos 80
3. Os ataques dos proponentes de DI à teoria da evolução foram sobejamente refutados pela comunidade científica (página 64). E fica claro que os objectivos dos proponentes de DI não é de encorajar pensamento crítico, mas de fomentar uma revolução que crie a substituição da teoria da evolução com o DI (página 89).»

Para saber mais sobre Novo Ateísmo visite o NOVA

Etiquetas:





<< Home

Google
 
Web www.ateismo.net


As opiniões expressas no Diário Ateísta são estritamente individuais e da exclusiva responsabilidade dos seus autores, e não representam necessariamente a generalidade dos ateus. Os artigos publicados estão sujeitos aos estatutos editoriais.
As hiperligações para sítios externos não constituem uma recomendação implícita. O ateismo.net não é responsável nem subscreve necessariamente, no todo ou em parte, a informação e opinião expressa nesses sítios web.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?