quinta-feira, agosto 11, 2005

 

Direitos das mulheres iraquianas ameaçados

Com a data limite para a nova constituição do Iraque a aproximar-se, dia 15 de Agosto, a ameaça fundamentalista que a invasão do Iraque permitia prever parece prestes a concretizar-se: o artigo 14 da nova constituição a aprovar reconhece direitos iguais a homens e mulheres... deste que não contrariem a lei islâmica ou sharia.

Quando em Março de 2004 o Iraque adoptou uma constituição interina, as mulheres iraquianas ganharam uma batalha, impedindo a adopção da regra 137 que legalizaria a poligamia, o divórcio, os assassínios de «honra»,o apedrejamento e decapitação na praça pública de mulheres acusadas de adultério e as restantes atrocidades características da Sharia.

Agora o artigo 14 do esboço da nova Constituição reintroduz a anacrónica, discriminatória e bárbara Sharia.

As mulheres iraquianas estão a lutar pelos seus direitos, tentando manter pelo menos aqueles que já tinham sob o governo de Saddam. Podemos colaborar na defesa dos direitos fundamentais das mulheres iraquianas subscrevendo uma petição a Condoleeza Rice, uma carta dirigida ao novo embaixador dos Estados Unidos no Iraque ou escrever ao New York Times para continuarem a divulgar este atropelo dos direitos humanos, sancionado pelo governo Bush! Colaborem! Hoje!




<< Home

Google
 
Web www.ateismo.net


As opiniões expressas no Diário Ateísta são estritamente individuais e da exclusiva responsabilidade dos seus autores, e não representam necessariamente a generalidade dos ateus. Os artigos publicados estão sujeitos aos estatutos editoriais.
As hiperligações para sítios externos não constituem uma recomendação implícita. O ateismo.net não é responsável nem subscreve necessariamente, no todo ou em parte, a informação e opinião expressa nesses sítios web.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?