segunda-feira, agosto 29, 2005

 

Liberdade religiosa e totalitarismo

É interessante a notícia da Agência católica Ecclesia sobre a liberdade religiosa. No mínimo revela a concepção que a ICAR tem de liberdade.

Sob os auspícios da «Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS)», vai ser apresentada no próximo dia 12 de Outubro, em Lisboa, a sétima edição do Relatório da Liberdade Religiosa no Mundo, documento apresentado por Marcelo Rebelo de Sousa.

Os conflitos militares, o terrorismo e as ditaduras são responsabilizados pelas situações mais alarmantes, que referem «Iraque, China, Cuba e Nigéria».

Nenhum desses países se distingue no respeito pela liberdade, não admirando que a religiosa seja aí precária ou inexistente. A única surpresa é Cuba, pois foi um destino do falecido JP2 onde predicou, distribuiu a eucaristia, abençoou quem quis e rezou o que lhe apeteceu. Mas porquê esses países e só esses?

No Vaticano há liberdade religiosa? Há pluralismo? Sendo uma ditadura está justificada a ausência de liberdade religiosa, compensada pela obrigatória religião autóctone.

Mas a surpresa continua. Será que a Arábia Saudita ou a Coreia do Norte serão mais indulgentes para a religião do que Cuba? A própria Polónia será um país que assegure a liberdade religiosa?

O Irão e o Iémen, por exemplo, ter-se-ão tornado países condescendentes com o clero de outras religiões e a prática de cultos alheios ao islão?

Fica a vaga ideia de que a liberdade religiosa é apenas vista em relação ao catolicismo romano, esquecendo o despotismo com que o islão impõe as suas práticas totalitárias num comportamento que a ICAR gostaria de imitar.




<< Home

Google
 
Web www.ateismo.net


As opiniões expressas no Diário Ateísta são estritamente individuais e da exclusiva responsabilidade dos seus autores, e não representam necessariamente a generalidade dos ateus. Os artigos publicados estão sujeitos aos estatutos editoriais.
As hiperligações para sítios externos não constituem uma recomendação implícita. O ateismo.net não é responsável nem subscreve necessariamente, no todo ou em parte, a informação e opinião expressa nesses sítios web.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?