terça-feira, setembro 13, 2005

 

Testemunhas do Jeová em batalha legal

A empresa multi-bilionária Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania, Inc., a organização por trás da seita cristã vulgarmente conhecida por Testemunhas de Jeová, interpôs uma acção em Ontário, Canadá, contra um sítio da internet de um ex-membro da seita, Peter Mosier.

A página de Mosier é devotada à reprodução de citações de publicações antigas da Watch Tower o que, de acordo com a acção interposta, é «embaraçante» e tem causado danos às Testemunhas, nomeadamente abala a sua «reputação» e «boa vontade». De facto deve ser embaraçante ver a evolução dos dislates debitados pela Watch Tower ao longo dos anos, nomeadamente o falhanço das suas sucessivas previsões do fim do mundo ou as várias variantes (deliciosas!) de interpretação do «número da besta» ou 666.

Na realidade a página que a Watch Tower quer encerrar seria um tratado da estupidez humana em máximas hilariantes extraídas de publicações dos queixosos, que pretendem uma indemnização monetária para além do encerramento da página, não fora a consideração dos malefícios que estes alucinados infligiram ao longo dos anos nos pobres de espírito que seguiram os seus ensinamentos. A página contém colecções excelentemente documentadas de profecias falhadas, cronologias bíblicas em constante alteração, inversões radicais de doutrinas, conselhos médicos no mínimo bizarros, misoginia pura e dura, etc.

Não deixa de ser irónico que uma seita que é conhecida universalmente pela perseverança dos seus membros em tentar impingir a literatura da Watch Tower a todos os incautos que não lhes fechem imediatamente a porta na cara venha agora processar quem faz exactamente o mesmo. Claro que em relação a material «confidencial», ou seja apenas faz divulgação dos disparates das TJ que estas não querem ser do conhecimento geral.

Suponho que neste caso não há dúvidas de que podemos esperar mais uma decisão sensata proveniente de Ontário em relação a questões legais interpostas em nome da religião!




<< Home

Google
 
Web www.ateismo.net


As opiniões expressas no Diário Ateísta são estritamente individuais e da exclusiva responsabilidade dos seus autores, e não representam necessariamente a generalidade dos ateus. Os artigos publicados estão sujeitos aos estatutos editoriais.
As hiperligações para sítios externos não constituem uma recomendação implícita. O ateismo.net não é responsável nem subscreve necessariamente, no todo ou em parte, a informação e opinião expressa nesses sítios web.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?