sábado, outubro 15, 2005

 

As tácticas intimidatórias da Igreja da Cientologia

A Igreja da Cientologia ameaçou iniciar uma acção legal para ficar com a posse de um domínio de Internet que expõe o comportamento bizarro em prol da sua religião de um dos cientologistas mais famosos do mundo, Tom Cruise.

O dono do site ScienTOMogy ou a Paixão de Cruise recebeu de representantes da Cientologia dezenas de faxes e emails que ameaçam acções legais pedindo 100 000 dólares de indemnização se o nome do domínio em causa não for transferido. Este tipo de ameaças, conhecido em meios legais como cartas cease&desist (acaba e desiste) e quasi a imagem de marca de Cientologia, é muito criticado por grupos de defesa das liberdades cívicas e da liberdade de expressão, já que é usada por indíviduos ou corporações milionárias para intimidar ao silêncio oponentes menos prósperos financeiramente. De facto, a maioria dos receptores destas cartas obedece às exigências, mesmo injustificadas, nelas expressas para evitarem dispendiosos processos que não podem suportar financeiramente, mesmo quando estas exigências são tão disparatadas que a decisão judicial será necessariamente a favor dos ameaçados.

Esta táctica, muito habitual na Cientologia, de intimidação legal aos seus críticos, usada por exemplo para tentar silenciar o site Xenu.net que denuncia o modus operandi extorsionário e as imbecilidades extra-terrestres da Igreja, é no caso em apreço complementado com outras formas mais físicas de intimidação.

De facto, o dono do ScienTOMogy.info, um site baseado na Nova Zelândia que tem conhecido um invulgar afluxo de visitantes desde que a pretensão da Cientologia foi conhecida, tem sido perseguido pelos (muito poucos, cerca de 200 em toda a Nova Zelândia), cientologistas locais com visitas e (muitos) telefonemas indesejados.

É interessante notar como todas as religiões abominam os críticos e se devotam a tentar silenciar as vozes que denunciam as suas charlatanices. A característica comum a todas as religiões, independentemente do «produto» que vendem, é assim uma feroz oposição à liberdade de expressão. As diferenças entre elas residem apenas no poder de que dispõem para efectivar o seu ódio a um dos mais fundamentais direitos do Homem: enquanto as religiões maioritárias se refugiam em Sharia's, leis da blasfémia e afins que o seu poder político faz aprovar, a Cientologia usa o poder financeiro conseguido pelo seu esquema mirabolante de sacar dinheiro aos mais incautos!




<< Home

Google
 
Web www.ateismo.net


As opiniões expressas no Diário Ateísta são estritamente individuais e da exclusiva responsabilidade dos seus autores, e não representam necessariamente a generalidade dos ateus. Os artigos publicados estão sujeitos aos estatutos editoriais.
As hiperligações para sítios externos não constituem uma recomendação implícita. O ateismo.net não é responsável nem subscreve necessariamente, no todo ou em parte, a informação e opinião expressa nesses sítios web.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?