segunda-feira, maio 29, 2006

 

Hindus conseguem censura de exposição blasfema

Muitas vezes gostamos de pensar que as religiões sem raízes judaico-cristãs sentirão um menor desconforto com as liberdades de uma civilização aberta e tolerante do que aquele que os monoteísmos indubitavelmente demonstram. No entanto, a realidade desmente este optimismo.

Um exemplo recente é dado por uma notícia da National Secular Society, que nos informa que o Fórum Hindu da Grã-Bretanha conseguiu que uma exposição de quadros, em Londres, fosse cancelada. Porquê? Porque o artista, Maqbool Fida Husain (um indiano de origem muçulmana) se atrevera a pintar alguns quadros com deuses e deusas hindus em completa nudez. Apesar de alguns templos da Índia apresentarem divindades em actos sexuais explícitos, as organizações hindus do Reino Unido organizaram uma campanha que levou ao encerramento prematuro da exposição, mostrando uma vez mais que não são as religiões, e particularmente as mais tradicionais, que ensinam a tolerância pela liberdade de expressão alheia.

Não foram também as religiões que construíram a democracia ou que inspiraram o desenvolvimento tecnológico dos últimos duzentos anos. Convém não esquecê-lo.




<< Home

Google
 
Web www.ateismo.net


As opiniões expressas no Diário Ateísta são estritamente individuais e da exclusiva responsabilidade dos seus autores, e não representam necessariamente a generalidade dos ateus. Os artigos publicados estão sujeitos aos estatutos editoriais.
As hiperligações para sítios externos não constituem uma recomendação implícita. O ateismo.net não é responsável nem subscreve necessariamente, no todo ou em parte, a informação e opinião expressa nesses sítios web.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?