quarta-feira, junho 14, 2006

 

Bento 16 e o nazismo

Ninguém exigia a uma criança que resistisse ao nazismo. Nem a um adolescente.

Nem todos temos vocação de heróis e, muito menos, a coragem e o discernimento para tomar as opções certas, na altura própria, quando o medo e os constrangimentos sociais bloqueiam a decisão.

A situação era ainda mais difícil para quem acreditava numa religião onde a maioria dos bispos e o próprio Papa eram anti-semitas e simpatizantes ou cúmplices de Hitler.

Eis o azar de Ratzinger, a nódoa que cobriu com a sotaina, a cobardia que adorna com a tiara e disfarça com o camauro e os sapatinhos vermelhos.

É perturbador que, um dia, tenha afirmado que «era impossível ter resistido», quando Willy Brandt, por exemplo, resistiu. Mas, enquanto o futuro chanceler amava a liberdade e sonhava com a democracia, o jovem seminarista gostava de paramentos e ambicionava uma carreira eclesiástica.

O mais inquietante é que o Espírito Santo, um espécime zoológico que vive oculto entre conclaves, onde ilumina o bando de cardeais que designa o Papa, tenha decidido que o adolescente pusilânime era ideal para presidir ao Estado totalitário do Vaticano.

B16 é um digno sucessor de Pio 12 como já o demonstrou no fraterno acolhimento à Sociedade S. Pio X, no poder crescente que concedeu ao Opus Dei e na intromissão nos assuntos internos dos países democráticos.




<< Home

Google
 
Web www.ateismo.net


As opiniões expressas no Diário Ateísta são estritamente individuais e da exclusiva responsabilidade dos seus autores, e não representam necessariamente a generalidade dos ateus. Os artigos publicados estão sujeitos aos estatutos editoriais.
As hiperligações para sítios externos não constituem uma recomendação implícita. O ateismo.net não é responsável nem subscreve necessariamente, no todo ou em parte, a informação e opinião expressa nesses sítios web.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?