domingo, julho 02, 2006

 

A mórbida face do fundamentalismo religioso

Depois de um grupo desconhecido ter provocado mais de 66 mortos e várias dezenas de feridos, Bin Laden vem apelar a que a luta seja «intensificada».

É horrível.

É óbvio que Bin Laden, directamente, não é responsável por nenhuma morte. Ele não esteve envolvido no planeamento nem realização do «11 de Setembro». Ele não é um operacional, e, em boa verdade, não esteve envolvido em nada de concreto que a Al-Qaeda tenha feito.



O papel de Bin Laden é inspirador. E é um papel importante.
Bin Laden representa a liderança «espiritual» da Al-Qaeda, e tem importância na medida em que o aspecto religioso é a pedra basilar desta odiosa organização. Tem importância na medida em que são os seus textos, a sua teologia, as suas interpretações do Corão, que inspiram a Al-Qaeda e muito outro terrorismo pelo mundo.

Se a religião não fosse vital para grande parte dos terroristas, Bin Laden não teria muito mais importância que o emplastro.




<< Home

Google
 
Web www.ateismo.net


As opiniões expressas no Diário Ateísta são estritamente individuais e da exclusiva responsabilidade dos seus autores, e não representam necessariamente a generalidade dos ateus. Os artigos publicados estão sujeitos aos estatutos editoriais.
As hiperligações para sítios externos não constituem uma recomendação implícita. O ateismo.net não é responsável nem subscreve necessariamente, no todo ou em parte, a informação e opinião expressa nesses sítios web.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?