segunda-feira, janeiro 22, 2007

 

Merkel quer pôr «Deus» na lei fundamental da UE

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, criticou a «Constituição europeia» ainda em discussão por não conter uma referência às «raízes cristãs» da Europa. Segundo Merkel, «a Europa não é um clube cristão, mas é um clube de valores». É um pequeno progresso: o lema «a Europa é um clube cristão» é da autoria do seu antecessor conservador, Helmut Kohl. Merkel acrescentou: «não aceitaremos, em caso algum, pontos de vista (...) segundo os quais o homem e a mulher teriam oportunidades diferentes».

A chanceler da Alemanha contrastou ainda a «Constituição» europeia com a Lei Fundamental alemã, cujo preâmbulo arranca com um: «concientes da sua responsabilidade perante Deus e os homens...». Informo a senhora Merkel de que esta frase adornou em tempos uma Constituição portuguesa. Era a mesma, veja lá, em que a igualdade perante a lei era ressalvada «quanto ao sexo» pelas «diferenças de tratamento justificadas pela Natureza», o que permitia que às mulheres fossem vedadas certas profissões. Enfim, defender que a igualdade entre os sexos é um valor cristão, é desonestidade pura.




<< Home

Google
 
Web www.ateismo.net


As opiniões expressas no Diário Ateísta são estritamente individuais e da exclusiva responsabilidade dos seus autores, e não representam necessariamente a generalidade dos ateus. Os artigos publicados estão sujeitos aos estatutos editoriais.
As hiperligações para sítios externos não constituem uma recomendação implícita. O ateismo.net não é responsável nem subscreve necessariamente, no todo ou em parte, a informação e opinião expressa nesses sítios web.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?