quarta-feira, agosto 31, 2005

 

Voos da fé

O Papa Bento XV declarou a Santíssima Virgem do Loreto Padroeira Universal da Aviação, a pedido do clero, em 24 de Março de 1920, dia da festa do arcanjo Gabriel, conhecido por voos de longa distância e pela velocidade com que se deslocou à Terra a anunciar a gravidez de Maria antes de o carpinteiro José ficar de mau humor.

Em 12 de Setembro desse ano, aviadores beatos e supersticiosos reuniram-se na Basílica da Padroeira e fizeram, oficialmente, a consagração. No ano seguinte, a imagem, que não sabia voar, ardeu num incêndio, pela violência do fogo ou deficiente consagração.

Em 1922, o Papa Pio XI benzeu nova imagem, igualmente santa, com poderes iguais, merecedora de igual devoção, que veio acompanhada da Capela Sistina para Alcafozes, no concelho de Idanha-a-Nova, onde está domiciliada na ermida que tem o seu nome.

Todos os anos se deslocam à romaria pessoas ligadas à aviação civil e à militar. Não há aí nada de censurável. Participam numa procissão que é um espectáculo que extasia os devotos e diverte os veraneantes.

No último fim de semana, quatro caças da Força Aérea Portuguesa sobrevoaram a procissão em manifesta subserviência à Igreja católica e desrespeito ao carácter laico do Estado. Não é o desperdício de combustível que aflige, é o exemplo beato e idiota que envergonha e põe em causa a separação da Igreja e do Estado.

Nota - A oração oficial à Padroeira dos Aviadores, Nossa Senhora de Loreto, foi mandada compor por Sua Santidade o Papa Paulo VI, a pedido pessoal do Brigadeiro Eduardo Gomes, quando de sua visita ao Vaticano (Maio de 1967).




<< Home

Google
 
Web www.ateismo.net


As opiniões expressas no Diário Ateísta são estritamente individuais e da exclusiva responsabilidade dos seus autores, e não representam necessariamente a generalidade dos ateus. Os artigos publicados estão sujeitos aos estatutos editoriais.
As hiperligações para sítios externos não constituem uma recomendação implícita. O ateismo.net não é responsável nem subscreve necessariamente, no todo ou em parte, a informação e opinião expressa nesses sítios web.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?