sexta-feira, maio 19, 2006

 

Vaticano deixa cair queixas de abuso sexual

A Congregação dos Legionários de Cristo e o Movimento Regnum Christi, ambas fundadas pelo padre mexicano Marcial Maciel Degollado, uma «máquina» de angariação de fundos para a Igreja de Roma, reagiram muito favoravelmente ao anúncio pelo Vaticano de que vai passar uma esponja sobre as inúmeras acusações de abuso sexual de menores que pendem há décadas sobre o seu fundador.

Aliás, esta era a conclusão há muito anunciada e em completa concordância com aquela que é a prática centenária da Igreja de Roma em relação ao abuso sexual de menores e adultos vulneráveis perpetrado por membros do clero católico, o encobrimento descarado.

Hoje, foi tornado público que «a Congregação para a Doutrina da Fé, sob a orientação do novo Prefeito, Cardeal William Levada, decidiu - tendo em conta a idade avançada do Pe. Maciel, bem como a sua precária saúde - renunciar a um processo canónico e convidar o Padre a uma vida reservada de oração e penitência, renunciando a qualquer ministério público».Acrescentando que «O Santo Padre aprovou estas decisões».

Apesar de a ICAR ser uma instituição de que já espero tudo esta decisão não deixa de me indignar pela hipocrisia, falta de vergonha e descaramento! Especialmente porque enquanto padres abusadores sexuais são defendidos com unhas e dentes pela hierarquia católica leio que uma professora de uma escola católica que ficou grávida por inseminação artificial foi despedida com alardes de grande indignação pelo seu inadmissível comportamento, contrário à doutrina de Roma.

Sobre Maciel volto a recomendar a leitura de «Vows of Silence: The Abuse of Power in the Papacy of John Paul II», de Jason Berry e Gerald Renner e uma análise do livro no National Catholic Reporter.




<< Home

Google
 
Web www.ateismo.net


As opiniões expressas no Diário Ateísta são estritamente individuais e da exclusiva responsabilidade dos seus autores, e não representam necessariamente a generalidade dos ateus. Os artigos publicados estão sujeitos aos estatutos editoriais.
As hiperligações para sítios externos não constituem uma recomendação implícita. O ateismo.net não é responsável nem subscreve necessariamente, no todo ou em parte, a informação e opinião expressa nesses sítios web.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?