sábado, outubro 06, 2007

 

A ciência explicará a religião

Todos imaginamos o nosso corpo, e carregamos connosco uma imagem dele. Há pessoas que já descreveram situações em que se «sentiram» fora do próprio corpo e o «observaram». Algumas dessas situações são patológicas (epilepsia, acidentes vasculares cerebrais), outras induzidas por substâncias alucinogéneas, outras acontecem na sequência de acidentes.

Recentemente, alguns cientistas tentaram induzir essas experiências em pessoas, utilizando técnicas de realidade virtual. Os resultados indicam que a sensação de estar fora do próprio corpo pode ser induzida por um «conflito multi-sensorial» entre a informação que chega ao cérebro.

Estas «experiências extra-corpóreas» poderão explicar uma boa parte da religião, particularmente a ideia (recorrente em muitas tradições religiosas) de que o «eu» (a corrente de consciência que o nosso cérebro produz continuamente) é, de alguma forma, separável do corpo. Concorrem, com o medo da morte, para explicar a obsessão com a «alma». E banalizam as experiências místicas reportadas por monges budistas, as «revelações» alegadas por Paulo de Tarso e Maomé, ou a «meditação transcendental».

Um dia, a ciência explicará a totalidade da religião.

Etiquetas:





<< Home

Google
 
Web www.ateismo.net


As opiniões expressas no Diário Ateísta são estritamente individuais e da exclusiva responsabilidade dos seus autores, e não representam necessariamente a generalidade dos ateus. Os artigos publicados estão sujeitos aos estatutos editoriais.
As hiperligações para sítios externos não constituem uma recomendação implícita. O ateismo.net não é responsável nem subscreve necessariamente, no todo ou em parte, a informação e opinião expressa nesses sítios web.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?