domingo, outubro 28, 2007

 

Comício no Vaticano

Nunca a ICAR tinha beatificado tantos bem-aventurados de uma só vez. A visão vesga de Rätzinger e do episcopado espanhol, turva de ódio, cega de vingança, sem o mais leve pudor, eleva hoje aos altares 498 mártires da guerra civil espanhola.

Mais de mil sacerdotes e oitenta bispos participam na pantomina orquestrada pelo inveterado franquista Antonio María Rouco Varela, Cardeal-arcebispo de Madrid, para gáudio de 2500 familiares dos mártires que assistem à missa ruminando o velho rancor à República e à democracia.

A missa é presidida pelo fabricante de beatos e santos, um cardeal português de uma aldeia perto da Guarda, tão supersticioso que acredita em Deus e tão ingénuo que pode não ter a noção de que participa num comício.

Esta orgia mística não é um mero acto de propaganda de uma Igreja que perdeu a noção do ridículo e recuperou o entusiasmo das Cruzadas, é uma provocação contra o Governo de Espanha que teve a coragem de legislar sobre o aborto, os casamentos homossexuais e o carácter facultativo do ensino católico nas escolas do Estado.

Foi para essa provocação que viajaram mitras e báculos a caminho de Roma. Apenas um (1) bispo, do imenso bando que povoa a Espanha, se demarcou da posição oficial da hierarquia católica, defendendo o direito de reivindicar a memória das vítimas fuziladas e enterradas em valas comuns pelo franquismo.

Todos os outros veículos litúrgicos, ornamentados com mitra e báculo, circulam em contramão na estrada da democracia, velhos cúmplices do franquismo, despojos fascistas de uma Espanha morta.




<< Home

Google
 
Web www.ateismo.net


As opiniões expressas no Diário Ateísta são estritamente individuais e da exclusiva responsabilidade dos seus autores, e não representam necessariamente a generalidade dos ateus. Os artigos publicados estão sujeitos aos estatutos editoriais.
As hiperligações para sítios externos não constituem uma recomendação implícita. O ateismo.net não é responsável nem subscreve necessariamente, no todo ou em parte, a informação e opinião expressa nesses sítios web.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?