quinta-feira, setembro 01, 2005

 

Neo-criacionismo

O desenho inteligente ou IDiotia (Intelligent Design, ID) é simplesmente uma nova forma, menos acéfala, de introduzir o criacionismo bíblico nas salas de aulas de ciência. Não obstante o cuidado que os IDiotas têm em não referir Deus, apenas um misterioso «designer», e em expurgar qualquer citação bíblica dos seus textos, é óbvia a «guerra» em que estão envolvidos. E são de facto neo-criacionistas como é evidente se considerarmos que o único livro de texto da IDiotia recomendado como «leitura suplementar» nas escolas americanas, «Of Pandas and People», é apenas uma versão revista do criacionismo puro e duro, em que Deus foi substituído pelo tal misterioso «designer» e foram cortadas as passagens bíblicas originais. E embora o livro seja supostamente publicado por uma obscura editora, a «Haughton Publishing Company», na realidade a «Horticultural Printers, Inc.» que imprime rótulos e catálogos de produtos para horticultura e livros de instruções em como operar maquinaria para a indústria do algodão, na realidade, os Pandas são um livro da «Foundation for Thought and Ethics», uma organização devotada a promover o criacionismo.

O templo dos neo-criacionistas disfarçados de IDiotas é o Discovery Institute, uma instituição sem problemas de financiamento que exibe como grande trunfo uma lista de 400 cientistas, na sua maioria ligados ao próprio Instituto, que segundo o DI apresentam grandes dúvidas em relação ao evolucionismo. Bem, desde há uma semana apenas 399, já que um dos mais proeminentes listados, Bob Davidson, professor de Medicina na Universidade de Washington, fez uma retractação pública da sua ligação ao DI. Afirmando estar embaraçado por alguma vez se ter ligado ao DI e ter ficado chocado quando viu que o DI afirma que a evolução é «uma teoria em crise». Afirmação que Davidson considera «Hilariante: foram relizadas milhões de experiências ao longo de mais de um século que suportam a evolução».

Outro dos nomes sonantes dos IDiotas é Michael Behe, autor do livro «A caixa preta de Darwin», professor de Bioquímica no Departmento de Ciências Biológicas da Universidade de Lehigh. Posição IDiota não subscrita por qualquer colega e reiterado numa página institucional devotada a explicar que a posição de Behe não é seguida por mais algum membro do corpo docente da instituição. A posição colectiva do Departamento em relação ao desenho inteligente é a habitual para qualquer cientista digno do nome: não tem qualquer base em ciência e não deve ser considerado algo científico.

Com as guerras da evolução acesas nos Estados Unidos e talvez para acentuar essa posição, no próximo mês de Outubro Ken Miller, da Universidade Brown, um cientistas muito vocal contra as IDiotias, dará uma conferência em Lehigh com o tema «Darwin's Genome: Answering the Challenge of 'Intelligent Design'» (O genoma de Darwin: respondendo ao desafio do 'Desenho Inteligente').

Considerando que a comunidade científica americana em peso considera a IDiotia apenas uma forma disfarçada de intoduzir religião nas aulas de ciência, sem qualquer resquício de ciência a contaminar o que é demagogia religiosa pura e dura, que a maioria das sociedades e instituições científicas americanas o afirmam nas respectivas páginas (por exemplo a Sociedade Botânica, a Sociedade Geológica, a Sociedade Paleontológica e a American Association for the Advancement of Science, que publica a revista Science) não consigo perceber os méritos do pseudo-debate sobre o ensino paralelo do evolucionismo e da IDiotia em aulas de ciência. A IDiotia simplesmente não é ciência! Pseudo-debates que ameaçam extravasar dos Estados Unidos para a Europa e para a Austrália!




<< Home

Google
 
Web www.ateismo.net


As opiniões expressas no Diário Ateísta são estritamente individuais e da exclusiva responsabilidade dos seus autores, e não representam necessariamente a generalidade dos ateus. Os artigos publicados estão sujeitos aos estatutos editoriais.
As hiperligações para sítios externos não constituem uma recomendação implícita. O ateismo.net não é responsável nem subscreve necessariamente, no todo ou em parte, a informação e opinião expressa nesses sítios web.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?